O isolamento térmico é o efeito provocado por toda estrutura ou material que ajuda a reduzir a entrada ou saída de calor de um ambiente, proporcionando, como o nome sugere, maior conforto térmico.
Em uma construção, o isolamento térmico pode ser feito de diversas formas, pela escolha de materiais com maior capacidade de isolamento e dissipação de calor.
Com um sistema de isolamento térmico bem instalado, as construções apresentam uma temperatura agradável tanto em regiões muito quentes, como nas regiões mais frias, com efeitos positivos em todas as estruturas, desde o piso até o telhado, como fachadas e paredes.
Alguns benefícios proporcionados pelo isolamento térmico:
- Manutenção da temperatura ideal:
Ao bloquear ou retardar a troca de calor entre o ambiente interno e externo, o isolamento térmico aumenta o conforto térmico das edificações – sejam elas residenciais, comerciais ou industriais.
- Conforto acústico:
Alguns materiais utilizados para o isolamento térmico possuem também propriedades de isolamento acústico. É o caso, por exemplo, da lã de rocha e dos painéis de algodão ou de fibra de madeira. Isso faz com que haja também um maior conforto acústico em edifícios com um bom isolamento térmico.
- Sustentabilidade e economia:
Com um sistema bem elaborado e executado, a necessidade de uso de aparelhos de ar condicionado e aquecedores diminui significativamente e, em alguns casos, pode até se tornar desnecessário.
Com isso, o gasto energético diminui, colaborando com a preservação do meio ambiente e ajudando na economia de dinheiro.
- Evita a umidade:
Essa característica diminui o desenvolvimento de ácaros e evita o aparecimento de fungos e bolor na parte interna dos ambientes, fazendo com que eles se tornem mais saudáveis para o ser humano.
Materiais mais comuns, utilizados no isolamento térmico:
- Lã de Vidro:
Uma das principais vantagens da lã de vidro é a sua alta resistência, leveza e excelente condução térmica, sendo uma das melhores opções do mercado.
Uso: telhas e paredes de drywall ou alvenarias.

- Lã de Rocha:
Feita a partir de fibras de rochas vulcânicas, o material é muito resistente ao fogo, possui ótima condução térmica e ainda pode ser usado como isolante acústico.
Uso: paredes de alvenaria.

- Lã de Poliéster (PET):
Obtida a partir do processo de reciclagem das garrafas PET, o que a torna um material sustentável e ecológico.
Uso: paredes (inclusive de drywall), contrapisos, forros, coberturas de telhado e fachadas.

- Hidrossilicato de cálcio:
Produzido através de matérias primas naturais, como o cal virgem e a diatomita (sílica amorfa), com um reforço de fibras de celulose e vidro, sendo totalmente isento de amianto.
Uso: tubulações e dutos.
- Perlita expandida:
É conhecido como um dos melhores isolantes térmicos, pois possui um coeficiente de condutividade térmica baixo, boa resistência mecânica e baixa absorção de umidade.
Uso: tubulações e equipamentos em altas, médias e baixas temperaturas.
E então, pronto para realizar o isolamento térmico e acústico e deixar a edificação mais agradável e aconchegante no verão e no inverno?
Buscamos aqui apresentar os principais tipos de isolamento térmico e acústico para a sua obra! Espero que você tenha gostado e tirado todas as dúvidas.
Para saber cada vez mais sobre a construção civil, acompanhe o blog Diprotec.
Confira também: Quer conhecer um pouco mais sobre Drywall?