Tipos de Obras

Tipos de Obras post thumbnail image

Quando se trata do setor da construção civil, existem diferentes tipos de obras que podem ser executadas, cada uma com suas características e necessidades específicas. Hoje, exploramos alguns dos principais tipos de obras, abrangendo desde empreendimentos comerciais e residenciais até obras geotécnicas e industriais. Vamos conhecer mais sobre cada um deles:

– Obra Comercial:

Se destina a grandes espaços, com grandes movimentações, como: funcionamento de empresas, lojas, restaurantes, bancos, prédios corporativos, shoppings, entre outros. Onde há necessidade de suportar grandes cargas.

Cada um com os seus requisitos elétricos, hidráulicos, além das normalidades de acessibilidade e segurança.

Os projetos comerciais focam na praticidade, buscando sempre o melhor custo x benefício, com maior durabilidade e pouca manutenção.

Obras Comerciais

– Obra Geotécnica:

Tem ligação com análise de solo e junto a outros processos, são fundamentais para regularidade das obras e preservação do meio ambiente. Sua principal função é proporcionar estabilidade a outros tipos de obras, além de reduzir riscos de desastres naturais.

Utilizada para contenção, aterro, terraplanagem, túnel, barragem, entre outros.

Obras Geotécnicas

– Obra Hidráulica:

Estrutura construída com o objetivo de controlar a água, independente de sua origem. Armazenando, aproveitando, conduzindo, drenando e protegendo o líquido.

Usada em dutos, barragens, canais, estações de tratamento, entre outros.

Obras Hidráulicas

– Obra Industrial:

Caracterizada com grandes estruturas, projetos complexos que atendem às necessidades de um determinado processo produtivo.

Atende à indústrias químicas, usinas, frigoríficos e fábricas.

Obras Industriais

– Obra de Infraestrutura e Energia:

São um conjunto de obras fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região, como: energia, obras viárias e obras de arte.

A escassez deste tipo de obra, dificulta a atração de investimentos, a competividade das empresas e a geração de empregos.

Obras de Infraestrutura e Energia

– Obra Residencial:

O objetivo da obra residencial é a habitação. Logo, seus projetos tendem a se preocupar mais com a estética e o conforto, valorizando os estilos arquitetônicos, com uma atenção especial aos acabamentos.

Casas, sobrados, condomínios e apartamentos são alguns exemplos desse tipo de obra.

Obras Residenciais

Converse com um dos nossos consultores.

Confira também, Gestão de Obras: O que é e como fazer?

Deixe um comentário

Posts Relacionados