Sapata Isolada: vantagens e desvantagens

Sapata Isolada: vantagens e desvantagens post thumbnail image

Entre as opções mais usadas na fundação da construção civil, estão as sapatas, feitas em base de concreto e indicadas para áreas de solo estável e com grande resistência superficial, capazes de suportarem cargas mais elevadas quando comparadas a outros tipos de fundação, mas com facilidade na execução.

O que é a sapata isolada e quando ela é indicada?

A sapata isolada é um dos tipos mais simples de fundação superficial, estando extremamente presente na maior parte das obras. Ela é dimensionada apenas para suportar a carga de uma coluna ou pilar e pode se apresentar em diversos formatos, como o retangular, quadrado, circular, entre outros.

Construída em concreto armado, as armaduras são responsáveis por suportar os possíveis esforços de tração e flexão. Antes de optar por esse tipo de fundação, contudo, é muito importante investigar o solo, analisando a sua capacidade de carga, profundidade de assentamento da base da fundação e a presença de água no terreno.

Indicada para terrenos que aguentam bastante pressão e também quando a carga que será distribuída é pequena. Obrigatoriamente, debaixo de toda sapata isolada deverá sempre ser colocada uma camada de concreto magro e bem seco, que não tem função estrutural, mas ajuda a isolar o fundo da sapata, de modo que o solo não consiga absorver a água do concreto da fundação.

Quais as vantagens do uso da sapata isolada?

A principal vantagem do uso da sapata isolada é o custo mais acessível, além da rapidez de execução e também a capacidade de construção sem necessidade de muitas ferramentas ou equipamentos especiais.

Se a sapata isolada for bem dimensionada, é possível construí-la com pouquíssima escavação e baixo consumo de concreto. Além disso, as sapatas isoladas conseguem suportar uma quantidade de carga muito maior quando comparadas a outros métodos de fundação, como os blocos não armados, o baldrame ou o radier.

Quais as desvantagens do uso da sapata isolada?

As desvantagens do uso da sapata isolada irão depender muito das características da obra ou do solo, o que pode indicar ser mais positivo o uso de outro método de fundação. Por exemplo, nos casos em que as sapatas se aproximam uma das outras ou até se sobrepõem, a sapata isolada pode deixar de ser vantajosa, sendo preferível optar pelo radier.

Por isso, é muito importante que você conheça bem as características da obra, identificando quando a sapata isolada é mais ou menos recomendável.

Como você pode notar, optar ou não pelo uso da sapata isolada dependerá muito das características da sua obra e também do tipo de solo. Encontrando a fundação adequada você deixa a construção mais segura e mais bem acabada.

Tem mais dúvidas?

Entra em contato com um dos nossos consultores.

Confira também, o que é a Cinta de Amarração e como construir.

Deixe um comentário

Posts Relacionados