Quer conhecer um pouco mais sobre Drywall?

Quer conhecer um pouco mais sobre Drywall? post thumbnail image

Por ser um sistema construtivo diferenciado, o drywall precisa ser instalado por mão de obra qualificada. Desta forma, a busca por profissionais capacitados a instalar sistemas de construção a seco é cada vez maior.
Quer dicas para conhecer um pouco mais sobre construção a seco com drywall? Reunimos todos os pontos importantes nesse texto para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre este tipo de sistema. Confira!

O que é Drywall?

É uma placa de gesso pré-fabricada, revestida com papel cartão ou fibra de vidro, que pode ser fixada em estruturas de aço galvanizado para construção de casas e até mesmo prédios. Em seu interior utilizam-se preenchimentos com lã de vidro ou lã de pet se tornando um ótimo tratamento termo acústico.

Muito utilizado nas construções para aplicação em paredes e tetos personalizados, otimizando o tempo de obras e reformas.

Importante:

O drywall é dividido em 3 classificações:

  • Standard (ST): recomendado para áreas secas. Ex.: forros e paredes de salas e quartos;
  • Resistente à umidade (RU): indicado para áreas internas úmidas. Ex.: cozinhas, banheiros e lavabos;
  • Rosa (RF): indicado para área de risco ao fogo. Ex.: saídas de emergência e escadas de incêndio, áreas comerciais e corporativas.

Sobre a instalação:

As placas de drywall são instaladas em perfis metálicos de aço galvanizado. Para fixá-las nas estruturas, são utilizados parafusos específicos para garantir melhor estruturação.

Quais usar:

  • Na fixação de perfis metálicos entre si, de até 2mm de espessura, devem ser usados os parafusos TRPF, com ponta broca e cabeça lentilha;
  • Já na fixação de placas de drywall em perfil metálico de até 0,7mm de espessura, deve-se usar os parafusos TTPC, com ponta agulha e cabeça trombeta. No mercado existem modelos de 25, 35, 45 e 55mm;
  • E se, o uso for para fixar placas de drywall em perfil metálico de 0,7mm a 2mm de espessura, use os parafusos TTPF. Eles possuem ponta broca e cabeça trombeta e estão disponíveis nos comprimentos 25, 35, 45 e 55mm.

Ferramentas:

Existem algumas ferramentas básicas que são essenciais para a aplicação correta e segura de todo o sistema de construção a seco.

São elas:

  • Furadeira com broca de encaixe, para furar pisos e lajes;
  • Parafusadeira para fixar, apertar ou desenroscar parafusos nas placas e perfis metálicos;
  • Nível a laser, para medir superfícies e inclinações horizontais e verticais;
  • Linha de marcação, também conhecido como giz de linha, que ajudará a marcar as paredes e placas de gesso em linha reta;
  • Alicate puncionador, para dar agilidade ao trabalho e reduzir o número de parafusos usados em alguns pontos de encontro, entre a guia e montante;
  • Tesoura de corte reto, para cortar os perfis de aço galvanizado;
  • Trena manual ou a laser, para fazer marcações e medições na obra;
  • EPIs, como: luvas, óculos, botas e máscaras.

Manutenção:

Uma das principais vantagens com o uso de drywall é a sua manutenção.
Vale lembrar que, apesar de ser um material de longa duração, a impermeabilização das placas em locais úmidos, é essencial para que sua vida útil seja ainda maior.
Quando há furos ou pequenos reparos em sua superfície, basta escolher a massa mais adequada para o tipo de aplicação.

Agora que você já sabe alguma dicas iniciais de como trabalhar com o drywall, fique de olho nas nossas redes para ficar por dentro de tudo sobre construção civil.

Confira também: Os principais serviços de manutenção predial.

Deixe um comentário

Posts Relacionados