Qual é o Melhor Tipo de Piso para Garagem?

Qual é o Melhor Tipo de Piso para Garagem? post thumbnail image

A garagem é um dos espaços mais importantes dentro das edificações seja em uma obra residencial, predial e/ou industrial.

Por ser uma área que recebe diariamente uma carga de movimentação muito grande, é comum que o seu revestimento seja mais simples e “grosseiro”.
Mas com o uso de piso epóxi, até uma garagem poderá ter um piso de qualidade, com resistência e beleza. Além disso, esse tipo de piso tem sido muito utilizado em indústrias, aeroportos, hospitais e também em garagens, devido à sua alta resistência, sua durabilidade elevada e a praticidade apresentada para limpeza.

Características do piso epóxi:

O piso epóxi atende às necessidades de uso e instalação, permitindo o máximo de aproveitamento da área em que está instalado, já que apresenta resistência química, oferecendo excelentes propriedades mecânicas.



Deve ser aplicado diretamente sobre o concreto, devidamente preparado, com porosidade adequada em camadas sobrepostas e com tempo dentre demãos pré-determinado. Após sua cura, forma uma película de alta dureza, resistência com excelente acabamento. Sua espessura irá depender do número de demãos, do teor de sólidos do produto e do consumo utilizado na aplicação.

Uma das grandes vantagens do piso epóxi é a velocidade de aplicação, podendo ser aplicado em grandes áreas em curto espaço de tempo. Sua aplicação geralmente é feita de forma manual, podendo ser aplicada com pistola airless. Cuidados no preparo da superfície são importantes, especialmente quanto a aderência e risco de desplacamento por contaminação e umidade no substrato em que será aplicado.

Vantagens piso epóxi em garagens:

  • Não tem juntas e é de fácil limpeza;
  • Impermeável, não apresentando porosidade e, portanto, dificultando a penetração de líquidos e a proliferação de fungos e bactérias;
  • Pode ser aplicado sobre diversos tipos de superfícies;
  • Resistência química e mecânica;
  • Apresenta bom efeito decorativo, com aspecto brilhante, podendo ser aplicado com diversas combinações de cores e padrões.

Aplicação do piso epóxi:

Antes da aplicação, prepare a superfície, devendo a mesma estar perfeitamente nivelada, livre de gorduras, sujeiras, partículas soltas ou umidade. O piso deverá estar devidamente preparado com lixamento abrasivo mecânico, resistente, sem pó.

Misturar os dois componentes (A – resina + B – catalisador), o produto não deve ser fracionado. Aplicar imediatamente a tinta com pulverizador tipo airless ou rolo para epóxi. Aguardar o intervalo entre demãos indicado na ficha técnica do produto (intervalo mínimo/máximo), aplicar a(s) demão(s) subsequente(s) e aguardar a secagem do produto. Lembre que cada tipo de pintura ou revestimento, possui características de aplicação e intervalos de demãos distintas.



Obs: a aplicação deve ser feita por um profissional da área.



E então, o que achou de saber qual é o melhor piso para garagem?

Ficou alguma dúvida sobre o assunto?

Deixe um comentário

Posts Relacionados