Quais tipos de silicones? Qual escolher?

Quais tipos de silicones? Qual escolher? post thumbnail image

O silicone é um material versátil, que tem ampla utilidade na construção civil. As resinas de silicone são empregadas em diversos produtos, desde os tradicionais selantes à base de silicone, na confecção de pinturas de proteção, pode ser utilizado como aditivo na fabricação de tintas, entre outras aplicações.

Selante

O selante, também conhecido como cola de silicone ou silicone adesivo, serve para garantir proteção para pequenas estruturas. Os tipos de silicone selantes são encontrados em duas opções: acéticos e neutros. Cada variação deste tipo deve ser utilizada para agir em lugares diferentes de aplicação.

Acético: Tem como principais benefícios a alta resistência e elasticidade, além de conter fungicida, que evita a proliferação de fungos.

Indicado para aplicação em superfícies em áreas como: banheiros, cozinhas e lavanderias. Pode ser aplicado em superfícies não porosas, como: vidros, louças, cerâmicas, box de banheiros e janelas em áreas internas e externas.

Neutro: Possui, alta elasticidade, ótima aderência, resistência aos raios UV.

Indicado para aplicação em superfícies porosas, como: juntas de construção, vidros e esquadrias de PVC e alumínio.

Hidrofugante

É utilizado para proteger os revestimentos contra a água e agir na prevenção de mofo em locais úmidos. O hidrofugante bloqueia infiltrações em tijolos, telhas e concretos, assim como evita a formação de manchas e escurecimentos no rejunte. Sua função é manter a conservação de diferentes tipos de substratos.

Silicone Estrutural

Contém substâncias apropriadas em sua composição que garantem força à estrutura, funcionando como um adesivo elastomérico.

Devido a sua alta resistência, é bastante utilizado para segurar grandes peças de vidro. Pode ser aplicado em arranha-céus com fachadas de vidro e pode atuar na vedação de caixilhos.

Aditivo

Quando feita com tintas à base de silicone, a pintura predial tem maior durabilidade e ótima aderência ao local. O silicone quando utilizado como aditivo de tintas tem a função de ligante. Sua função antiespumante impossibilita a formação de bolhas na aplicação da tinta e impede a entrada de água no ambiente. Ele reforça a estrutura molecular entre o pigmento e o substrato onde é aplicado. Assim, sua aderência e tempo de vida aumentam.

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de silicones?
Entre em contato com os nossos consultores.

Quer saber mais? Confira todos os post do Blog da Diprotec!

Deixe um comentário

Posts Relacionados