Grout Fluido – Execução de Painéis Via Sacra – PUC PR.

Grout Fluido – Execução de Painéis Via Sacra – PUC PR. post thumbnail image

 

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, instituição de ensino de referência nacional, pertencente ao Grupo Marista, há mais de 60 anos possui excelência na formação em nível de graduação, pós graduação e ensinos técnicos.
Através do artista plástico Elvo Benito Damo, a Diprotec recebeu consulta técnica para apoiar a execução de 15 painéis moldados para reprodução da Via Sacra, a serem instalados no campus PUC-PR em Curitiba.

 

O maior desafio estava relacionado a reproduzir os painéis com riqueza de detalhes, entre eles, as letras dos textos e principalmente os contornos das figuras humanas.

Para chegar à máxima perfeição, dentro das condições impostas, os consultores técnicos da Diprotec, indicaram solução com Grout Fluido de alta resistência e posterior proteção superficial das placas com aplicação de produto de base Silano Siloxano.

   

Na execução, foram utilizadas formas de silicone em alto e baixo relevo com as imagens de cada painel, aplicando o grout cimentício como o material de moldagem das placas.
Na primeira etapa, o grout foi aplicado de forma pura, sem adição de agregados, valorizando o acabamento das peças, dando ênfase máximo aos detalhes. Durante o processo de especificação, foram analisados os tipos de groutes disponíveis a partir da granulometria de seus agregados, para que o material escolhido tivesse o maior índice de acomodação possível nas formas e, principalmente, nos detalhes em baixo e alto relevo.
Entre a primeira camada de grout e a segunda, abaixo da linha neutra, foi inserida armadura de tela soldada, contendo um tubo de aço para auxiliar no processo de içamento das peças, com o peso total de 715 kg, após concluídas.
Para a segunda etapa do processo, a técnica utilizada foi de incorporação de agregados – 30% em massa – formando um microconcreto de alta resistência, permitindo que as peças fossem içadas e posicionadas nos pontos do percurso da Via Sacra, sem a ocorrência de trincas e fissuras.

Após a última camada de acabamento foi realizado o processo de cura úmida com utilização de Geotêxtil.
Cada painel possui medidas de 2,10m de altura, 1,15m de largura e espessura média de 15cm.

As peças foram distribuídas pelo campus da Universidade, e está aberta ao público para visitação.

Conheça mais sobre a linha de groutes da Diprotec.

Grouts cimentícios são tipicamente materiais pré-dosados compostos de cimento Portland, areia de quartzo de granulometria selecionada e aditivos especiais convenientemente dosados. São fornecidos prontos para o uso, bastando a adição de água na proporção recomendada para se obter a consistência e resistência mecânica indicada.

Esta solução é indicada para o grauteamento de máquinas e equipamentos de pequeno porte não sujeitos a vibração, reforço de fundações, colunas e vigas de pontes, alvenaria estrutural, pré-moldados, placas de apoio, reparos de estruturas de concreto em geral, para grauteamento de espessuras de 10 a 50mm por camada (espessuras maiores podem ser admitidas preparando-se um microconcreto com adição de até 30% de brita 0, em peso “pedrisco” (lavado e peneirado).

Para grauteamento e nivelamento de bases de equipamentos sujeitos a vibração, recomendamos a utilização de grautes resinados, de base epóxi.

Eles possuem excelente aderência e trabalhabilidade mantidos tipicamente por um período de 30 minutos (a 20°C) não contém adição de cloretos, excelente resistência à carbonatação, elevadas resistências mecânicas à compressão (inicias e finais) com rápida desforma e liberação, consistência fluida.

 

Deixe um comentário

Posts Relacionados