Drywall sem medo! Os mitos e verdades sobre drywall.Drywall sem medo!

Drywall sem medo! Os mitos e verdades sobre drywall.Drywall sem medo! post thumbnail image

O drywall é uma técnica construtiva que ganhou bastante popularidade nos últimos anos, tornando-se uma opção cada vez mais escolhida em projetos de construção e reforma. No entanto, com essa crescente popularidade, também surgiram diversos mitos e informações conflitantes sobre o uso do drywall.

A primeira coisa que você precisa saber é que existem mitos sobre o drywall que impedem muita gente de explorar todos os benefícios, praticidade e versatilidade desse material. Se você quer esclarecer suas dúvidas e saber o que é verdade ou não sobre o drywall continue aqui!

Drywall é frágil?

Um dos principais mitos sobre o drywall, é que ele é um material muito frágil, que não suporta peso e quebra fácil. Isso não é verdade, pois o drywall é um material resistente.

O drywall pode ser utilizado para fazer paredes com nichos ou prateleiras e suportar bastante peso. Há placas que suportam até 50kg direto na placa sem nenhum reforço e são 50% mais resistente a impactos comparada a placas convencionais.

Se tem um quarto que faz divisa com a sala, você pode usar uma placa de drywall entre os dois ambientes: de um lado poderá fixar televisão, prateleiras ou nichos e até ar condicionado. Do outro, no dormitório, pode-se fixar objetos na parede como quadros, nichos e outros. Tudo isso com o sistema de drywall que além de resistente, promove conforto acústico não deixando que ruídos da sala incomodem no quarto.

Água e drywall não combinam!

Mito!

O drywall pode ser utilizado em áreas úmidas como banheiros, lavanderias e cozinhas, pois existem placas feitas especialmente para esses ambientes. Elas também podem ser combinadas com um impermeabilizante para garantir um desempenho ainda melhor ao drywall.

Além disso, o drywall até mesmo impede a formação de fungos nas paredes, por conta da sua preparação para ser usado nesses ambientes sujeitos a ação da umidade elevada.

Outro benefício do drywall é que, se sujar, você pode limpar ele com uma esponja e sabão neutro e sem muito esforço a parede já estará limpa. O único ponto a ser lembrado é que não é recomendado usar jatos com grandes quantidades de água no drywall.

Resistente ao fogo:

Todos os sistemas de drywall costumam ser resistentes ao fogo dependendo do tipo de construção e condições de uso. Mas há placas específicas de drywall para áreas com risco de incêndio e expostas a altas temperaturas, que pode ser utilizada em saídas de emergência e escadas.

Essas placas são indicadas por conterem a fibra de vidro que ajuda na resistência ao fogo e calor e geralmente possuem um dos lados na cor rosa para facilitar a identificação.

Drywall e o conforto acústico:

Existem placas de drywall e sistema desenvolvidos especificamente para promover isolamento acústico e conforto térmico. Uma prova disso é que além do drywall ser muito popular fora do Brasil para construções e reformas, os hotéis costumam usar esse sistema construtivo para oferecer total conforto aos seus hóspedes.

É perfeito para evitar que os ruídos de um ambiente sejam transmitidos ao outro e garantirem uma reverberação do som perfeita para lugares como teatros, cinemas e casas de show onde se precisa de um excelente desempenho acústico.

Já para o conforto térmico, o drywall é uma escolha sem erros evitando o sofrimento com frio ou calor. Por conta de sua estrutura, o drywall impede que o ambiente superaqueça e também ajuda a reduzir os gastos com climatização por manter os ambientes a uma temperatura controlada: sem esquentar ou esfriar demais.

Criatividade e liberdade com o drywall:

Uma verdade indiscutível sobre o drywall é a sua versatilidade e facilidade no uso e instalação, o que dá a você total liberdade para planejar e desenhar ambientes não somente confortáveis e seguros, mas lindos esteticamente.

Os mitos sobre drywall não passam de mitos mesmo. Usar o drywall como sistema construtivo só traz benefícios, evita sujeira e proporciona uma obra ou reforma mais econômica e versátil.

Tem mais algum passo que você não deixa de fazer? Comenta aqui ou converse com um dos nossos consultores.

Confira também, Manutenção e recuperação em estruturas de concreto armado.

Deixe um comentário

Posts Relacionados