Case: Injeção em Poliuretano para Estancamento de Vazamento de Água em Reservatório de Concreto Armado

Case: Injeção em Poliuretano para Estancamento de Vazamento de Água em Reservatório de Concreto Armado post thumbnail image

Trabalho executado na cidade de Jundiaí – SP, em apenas três horas, para estancamento em vazamento de ETE, que estava gerando perda de grande volume de água, com utilização da Injeção de Espuma MC Injekt 2033 e do Gel de Poliuretano MC Injekt 2300 NV.

O vazamento de água da ETE estava gerando perda de grande volume de água. O trabalho deveria ser realizado em caráter emergencial e sem paralisação da operação da ETE.

Propomos a execução de injeção de espuma de poliuretano MC Injekt 2033 para estancamento do vazamento e, em seguida, a aplicação de gel de poliuretano MC Injekt 2300 NV para colmatação complementar da espuma.

Durante a execução dos trabalhos, foi necessário apenas a diminuição do volume de água interna da ETE, sem que ela fosse paralisada. O trabalho foi executado em apenas três horas (entre preparo da área e limpeza final) e a ETE voltou ao seu funcionamento normal em seguida.

Área executada:

Ponto de vazamento de água com vazão de aproximadamente uma polegada, provocado por segregação do concreto quando de sua execução e lançamento. A impermeabilização interna da ETE foi executada com argamassa polimérica, que não suportou a movimentação da estrutura de concreto na região em que havia falha na estrutura (segregação do concreto), rompendo-se e permitindo o vazamento de efluente.

Procedimentos:

  • Escarificação e limpeza da superfície do concreto (externo da ETE);
  • Aplicação e fixação dos bicos de injeção;
  • Tamponamento dos pontos de menor vazamento e pressão de água com Xypex Patch N’ Plug;
  • Aplicação da espuma de poliuretano MC Injekt 2033;
  • Aplicação do gel de poliuretano MC Injekt 2300 NV;
  • Limpeza e acabamento superficial do concreto externo da ETE.
Vazamento existente
Fixação dos bicos de injeção
Aplicação da injeção
Verificação da injeção pelo lado interno ETE

E aí, ficou com alguma dúvida?

Deixa aqui nos comentários, ou converse com um dos nosso consultores.

Confira também: Aditivos para Concreto e Argamassa.

Deixe um comentário

Posts Relacionados