Case: Argamassa de Alto Desempenho para Proteção Mecânica

Case: Argamassa de Alto Desempenho para Proteção Mecânica post thumbnail image

As argamassas de proteção mecânica são aplicadas sobre os sistemas de impermeabilização com a finalidade de proteção contra a ação de raios U.V. e danos mecânicos na superfície, garantindo desempenho e vida útil aos sistemas aplicados.
No case de hoje em nosso Blog, apresentamos um problema bastante comum: a degradação da argamassa de proteção mecânica. Nesta cobertura, havia muito desgaste, com degradação e alto índice de fissuração, além da fragmentação nas bordas das juntas comprometendo a proteção do sistema de isolamento térmico e a impermeabilização.
A solução pariu da necessidade de que a argamassa tivesse alto desempenho e que suas propriedades permitissem absorver parte das deformações, resistência à abrasão e redução da ocorrência de fissuração para a proteção da impermeabilização. Neste caso, foi adotada para a solução, argamassa industrializada enriquecida com fibras de polipropileno e polímero, para diminuir fissuração e aumentar a coesão.

Confira abaixo o passo a passo dessa solução:

Situação verificada durante a primeira visita ao local:
A cobertura do local apresenta a argamassa com alto índice de fissuração e fragmentada nas bordas das juntas e no meio, comprometendo a proteção do sistema de isolamento térmico e a impermeabilização.

Preparação da superfície:
– Foi removida a camada de proteção mecânica deteriorada e também a proteção térmica com chapas de EPS, até expor a camada de proteção transitória sobre a manta e substituída a proteção térmica por chapas novas de EPS 20 mm;

 

– Para cada saco de massa, foi misturado 50 gramas de fibra de polipropileno;

 

– Mistura manual dos materiais;

   

 

 

 

 

 

 

– No estado plástico, a argamassa teve suas propriedades melhoradas quanto a trabalhabilidade e coesão, não havendo mudanças nos processos normais de sarrafeamento e desempeno;

 

– Área de proteção mecânica recuperada, para receber cura úmida com água limpa por período de 03 dias, e posterior preenchimento das juntas com mastique asfáltico;

 

– Para o preenchimento das juntas de dilatação entre as placas argamassadas da proteção mecânica, foi feita a delimitação das bordas. E aplicado o primer usando a emulsão asfáltica pura sem dolomita, nas bordas internas das juntas;

 

– As juntas foram preenchidas com argamassa betuminosa, composta por emulsão asfáltica e agregado (Dolomita) até obter consistência pastosa e aplicada na forma de mastique , após imprimação das bordas internas.

   

 

Aqui na Diprotec, você encontra as melhores soluções com argamassas de alto desempenho. Com os melhores produtos e sistemas para construção e manutenção em industrias de todos os portes.

Veja também, Ancoragem de barras rosqueadas para fixação de cargas dinâmicas.

Deixe um comentário

Posts Relacionados