Bioarquitetura: o que é e como aplicá-la aos seus projetos

Bioarquitetura: o que é e como aplicá-la aos seus projetos post thumbnail image

Está cada vez mais comum no mercado da construção civil, obras que proporcionam conforto, beleza, funcionalidade e principalmente aqueles desenvolvidos pensando na redução do impacto ambiental, poupando recursos naturais. Todo esse movimento de conscientização é conhecido como Bioarquitetura.

Mas afinal, o que significa a Bioarquitetura?
Ela aproveita das características climáticas, para proporcionar mais conforto térmico, acústico e lumínico. Integrando as construções ao ecossistema local. Traz reduções de custos e baixando o impacto ambiental.

Qual o impacto visual da Bioarquitetura?
Tende a utilizar o design das formas orgânicas e naturais. São construções que se assemelham, em muitos casos, aos ambientes naturais onde estão inseridos.

Materiais e sistemas construtivos:
O sistema construtivo de um projeto de bioarquitetura busca o equilíbrio entre as tecnologias contemporâneas disponíveis e a arquitetura vernacular. Utilizando ao máximo os elementos naturais disponíveis na região, que não interfiram no ecossistema.

Uma etapa crucial na Bioarquitetura, é analisar os elementos climáticos de cada região, a fim de se obter uma climatização natural da edificação. Adotando soluções, como a ventilação cruzada e a iluminação natural.

As recomendações da bioarquitetura estão gradativamente mais bem aproveitadas pelo mercado da construção civil nacional. Os empreendedores estão assimilando a urgente necessidade do reequilíbrio ambiental, ainda mais que, qualquer projeto pode ser elaborado em conformidade com os ensinamentos da bioarquitetura, ou seja, de casas populares até empreendimentos de alto padrão.

Quer saber mais sobre como nossos materiais podem ajudar a melhorar a eficiência ambiental em seus projetos?
Fale agora com um dos nossos consultores.

Confira também: O que é o Traço de Concreto?

Deixe um comentário