O que é slump do concreto?

O que é slump do concreto? post thumbnail image

Se você já ouviu falar, mas não sabe o que significa e qual a importância de realizar o teste de slump do concreto nas obras, esse artigo é para você!

Que o concreto é um dos materiais mais utilizados em qualquer obra, não é novidade e, assim como qualquer insumo utilizado durante a execução de uma construção, ele deve passar por uma análise para certificar a qualidade do material. E o teste de slump é uma das formas mais utilizadas em obras para conferir a consistência do concreto. Quanto maior o resultado do slump, maior será sua fluidez e trabalhabilidade.

Qual a segurança que esse tipo de teste traz para uma construção? Em que tipo de construção o teste de slump de concreto pode ser aplicado?

O “slump test” é recomendado para todo tipo de obra em que se necessite determinar a consistência do concreto, e se este possui a fluidez adequada para o uso a que se destina. Um concreto com fluidez e consistência adequadas, proporcionará uma melhor trabalhabilidade e facilidade de aplicação, maior uniformidade e consequentemente uma maior qualidade e desempenho final da concretagem.

O que é slump do concreto?

Em resumo, o slump é um meio rápido de definir as características do concreto fresco, momentos antes da sua aplicação, fazendo parte do controle de qualidade do insumo que será utilizado na obra.
Deve ser feito tanto no concreto usinado como no rodado em obra. Tem o objetivo de medir a fluidez do concreto para verificar se ele possui a característica necessária para a aplicação em um determinado local.

Como fazer o teste de slump do concreto?

O passo a passo do teste de slump é seguido da seguinte forma:

  • Obtenha quantidade suficiente de amostra do concreto para a realização do teste;
  • Selecione um local plano para que o teste possa ser realizado;
  • Coloque sobre a superfície (de preferência um local estanque) um molde tronco-cônico com as seguintes dimensões: diâmetro inferior de 20 cm, diâmetro superior de 10 cm e altura de 30 cm, com a maior base voltada para baixo;
  • Encha o molde com concreto até uma altura de 10 cm. Compacte com vinte e cinco golpes em uma barra com 16 mm de diâmetro. Repita o procedimento para as duas camadas seguintes;
  • Aguarde de 5 a 10 segundos e retire o molde lentamente;
  • Coloque o molde com a base menor voltada para o piso;
  • Agora, compare a diferença de altura entre o molde e o tronco de cone de concreto fresco, que é o slump, medido em centímetros.
  • Se o valor do teste corresponder a um valor dentro do limite de tolerância, pode-se aceitar o concreto. Os parâmetros de valor do resultado do teste variam conforme o local de aplicação do concreto.

Em termos técnicos, um resultado 10+-2, significa que o slump obtido precisa ficar entre no máximo 12 e no mínimo 8 para que aquele projeto seja executado. Já no exemplo 12+-2, o mínimo é 10 e o máximo 14.
O melhor resultado vai depender do tipo de aplicação que está sendo realizada. Além disso, o teste de resistência também é usado para chegar ao resultado mais indicado para cada tipo de concreto. Geralmente, concretos usados na sustentação de construção podem ter menos fluidez do que outros.

Um teste rápido e muito importante para a sua obra.
Tem mais dúvidas sobre o teste de slump? Deixe nos comentários que responderemos para você.

Confira também: O que é Traço de Concreto?

Deixe um comentário

Posts Relacionados