3 erros cometidos ao limpar Pisos Vinílicos

3 erros cometidos ao limpar Pisos Vinílicos post thumbnail image

Conquistando o destaque de escolha de arquitetos e designers de interiores, o piso vinílico está cada vez mais comum em ambientes residenciais e corporativos.

E não é apenas por conta de sua beleza e versatilidade que ele se tornou o queridinho entre os revestimentos, mas também devido aos seus benefícios de uso diário, que são muitos. Entre eles: a facilidade de limpeza e conservação.

Mas na hora da manutenção e higienização, muitas pessoas acabam cometendo alguns erros que prejudicam a sua aparência.

Confira abaixo, os 3 erros cometidos ao limpar o piso vinílico.

Erro 1: Usar produtos com solvente na composição.

A limpeza do piso vinílico, não precisa necessariamente de produto específico, basta um pouco de água, detergente neutro e um pano limpo e seco.

Passo a passo:

  1. Remova todo tipo de sujeira do piso, como areia e poeira. Você pode fazer isso usando uma vassoura de pelo ou mop-pó;
  2. Aplique em todo o piso uma solução de detergente neutro com água, usando mop-água ou limpadora industrial de baixa rotação. Utilize o mínimo possível de água;
  3. Enxágue usando um rodo e pano limpo e aguarde a secagem total do piso.

Não utilize solventes e derivados de petróleo na limpeza ou eventual remoção de manchas do seu piso vinílico. Eles podem prejudicar a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão da superfície.

Também não é recomendado usar sabão em pó, pois ele pode desgastar a superfície do piso, além de deixá-la escorregadia e suscetível a acidentes.

Erro 2: Aplicar qualquer cera.

Alguns pisos possuem proteção na superfície que dispensa o uso de cera. Para manter o aspecto do seu piso natural, apenas faça a limpeza com água e detergente neutro. Mas caso queira um acabamento mais brilhante, é recomendado o uso de cera acrílica, aplicada com mop e de acordo com a embalagem de cada produto.

Obs: ceras à base de carnaúba, comumente utilizadas em superfícies de madeira, não são indicadas para pisos vinílicos pois, além de deixarem a superfície escorregadia, formam uma camada gordurosa difícil de ser removida.

Erro 3: Água em abundância.

Alguns pisos vinílicos podem ser lavados e apresentam mais resistência à água. Porém, não é recomendado que eles sejam instalados em áreas constantemente molhadas, como banheiros e decks de piscinas.

Quando for realizar a limpeza do piso, use o mínimo possível de água. Enxágue com rodo e pano limpo ou mop-água e espere a secagem total do piso antes da liberação para uso.

Ficou com mais alguma dúvida sobre pisos vinílicos?

Deixa nos comentários.

Fonte: https://tarkett.com.br/blog/3-erros-que-as-pessoas-cometem-ao-limpar-pisos-vinilicos/

Confira também: Qual é o melhor tipo de piso para garagem?

Deixe um comentário

Posts Relacionados